Uma audiência pública debateu no dia 14 de fevereiro, a situação das obras da Praça João Corsino de Freitas em Ecoporanga. Durante a reunião, que ocorreu na Câmara Municipal, a engenheira da Prefeitura e responsável técnico pela fiscalização do empreendimento, Karlla Ribeiro Machado Bolzan, apresentou as causas da paralisação e as alterações necessárias no projeto para retomadas das obras.
A reunião, requerida pelo vereador e presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comércio e Turismo, Izaias Ramos Neto (PSB), foi realizada após o parlamentar receber inúmeras reclamações dos moradores do entorno sobre a interrupção das obras.
Na reunião, o vereador descreveu inúmeras queixas e angustias que motivou a comissão da Câmara a ser reunir para debater a situação da praça no Centro da cidade.
De acordo com Karlla Ribeiro Machado Bolzam, “foi encontrado diversas ocorrências que levaram a revisão no projeto. O maior problema é o solo que precisa de compactação e nivelamento, mas devido ao aterro anterior ter sido realizado com entulhos, precisa ser substituído. Além disso, a quantidade de matéria orgânica, como raízes e vegetações subterrâneas no solo, causou um apodrecimento das contenções anteriores, que precisam ser refeitas. Com os problemas encontrados no terreno, se tornou necessário a readequação do projeto”, ponderou.
Já o secretário municipal de meio Ambiente, Elton Jhon Leandro dos Santos, que também esteve na audiência, relatou que o corte de duas árvores foi necessário, por elas estarem comprometidas por pragas no tronco. Acrescentou que está em estudo a substituição das mesmas árvores já em tamanho maior.
Presente na reunião, o prefeito José Luiz Mendes, disse que a administração pretende dar mais transparência aos processos das obras. Concluiu dizendo que tem se esforçado para que o voto de confiança e de mudança dado a ele, se reflitam com resultados na gestão pública.
A audiência pública teve por objetivo dar respostas aos moradores e comerciantes no entorno da praça. Além disso, serviu para que quatro proposições fossem redigidas e encaminhadas pela Comissão de Obras da Câmara a Gestão Municipal atual.
A obra
A obra da Praça João Corsino de Freitas teve a ordem de serviço autorizada em 19 de agosto do ano passado. A execução dos serviços tem como empresa responsável a Construtora Martello Ltda ME, que ganhou o processo licitatório.
Inicialmente a obra foi orçada em R$ 1.447.000,00 e o prazo de execução dos serviços era de nove meses. Com a readequação no projeto, o custo total da obra passa a ser de R$ 1.664.192,08, com um percentual de 15,01% a mais do que o previsto. O novo prazo de conclusão é 19 de outubro de 2025.
Mín. 20° Máx. 33°